O 4º encontro do Projeto "As Empatilhaças!" traz o reconhecimento das emoções

- 17 de Outubro de 2017
No dia 6 de outubro, aconteceu o 4º. Encontro do ciclo de jogos colaborativos As Empatilhaças!, que desde meados de setembro tem reunido semanalmente mulheres com mais de 50 anos e meninas com menos de 8, alunas da escola estadual Henrique Dumont Villares, em São Paulo, onde acontecem as reuniões.

Depois de terem vivenciado na etapa anterior a desconstrução do perfeito e, com isso, perceberem que o jeito de ser de cada pessoa é uma possibilidade legítima e que merece respeito, nesta semana elas puderam reconhecer, nomear e expressar as diferentes emoções.



Numa das atividades, chamada “o corpo fala”, as participantes receberam a tarefa de representar, todas ao mesmo tempo, uma determinada emoção (raiva, por exemplo), tendo para isso de utilizar o próprio corpo, além de se manter imóveis em seguida. Neste momento, elas comparavam entre si as diferentes maneiras e intensidades com que conseguiam expressar um mesmo sentimento.

Em outro jogo, chamado “termômetro das emoções”, elas aprenderam dicas de como é útil fazer a “leitura”das próprias reações aos acontecimentos que se acumulam com o passar do tempo. Isto ajuda a evitar as “explosões” tão desnecessárias.

Todas puderam, enfim, identificar o “palco das emoções” que está presente em cada uma, o que as torna capazes tanto de demonstrar, quanto de interpretar sentimentos, sem a necessidade de se dizer – ou mesmo de ouvir - uma única palavra. E com isso se completa a preparação do terreno para se colocar em prática a “empatia”, já na próxima etapa do ciclo.

Esta jornada, cheia de partilhas e descobertas, é uma realização de Carlotas, Teatro do Sopro e Actveda, e terá o quinto e penúltimo encontro no dia 20 de outubro.

Para saber mais sobre o projeto clique aqui

Receba nosso informativo em primeira mão!